domingo, 14 de junho de 2020

ETECETERA


Deixámos a Lua Cheia e ontem entrámos em Quarto Minguante.
Para a semana começará o Verão e os dias, tão lentamente, muito lentamente, a caminho do Outono, passarão a ser mais pequenos.
Aprender a perder, um dia e depois outro.
E é cada vez mais tarde nas vidas de cada um de nós.
Uma empresa privada juntou-se à NASA e transportou dois astronautas até à estação Espacial Internacional.
Para quê?
Quanto custou a operação?
Mas só em meados do próximo ano,  talvez seja possível uma vacina para combater o Corvid-19.

1.

O poeta, teólogo, professor universitário e cardeal José Tolentino Mendonça venceu a edição deste ano do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu excepcional contributo enquanto divulgador da cultura e dos valores europeus, anunciaram este sábado os promotores.

Os membros do júri declararam ter ficado «impressionados com a capacidade que Tolentino Mendonça demonstra ao divulgar a Beleza e a Poesia como parte do património cultural intangível da Europa e do mundo».

Tolentino Mendonça presidiu este ano as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na sua intervenção alertou para a situação mais vulnerável dos mais velhos, mais expostos à pandemia, dos mais novos, sujeitos a diferentes crises, pondo em causa os seus projetos de “autonomia social”, dos migrantes e de todos os que constituem as periferias e que não podem ser esquecidos.

A 26 de Junho de 2018, foi nomeado bibliotecário e arquivista da Biblioteca e Arquivo Apostólicos da Santa Sé pelo Papa Francisco. Após ter sido ordenado Cardeal, em 5 de Outubro de 2019, voltou a fazer parte do Conselho Pontifício da Cultura, de que tinha sido consultor até à sua nomeação como arquivista e Bibliotecário da Santa Sé.

«A alegria é expansão pessoalíssima e profunda. Não há duas alegrias iguais, como não há duas lágrimas ou dois prantos iguais. A alegria é uma gramática singular. Por um lado, tem uma expressão física, mas por outro, conserva uma natureza evidentemente espiritual. A alegria, se quisermos, é uma provocação do espírito que nos abeira do milagre», podemos ler em Uma Beleza Que nos Pertence, livro de José Tolentino Mendonça onde estão reunidos alguns dos seus aforismos.

«A alegria é sempre um dom», lê-se ainda.

2.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei Felipe VI de Espanha, e os primeiros-ministros português, António Costa, e espanhol, Pedro Sánchez, vão estar juntos na reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha, no dia 1 de Julho.

Não sei que diga.

3.

Não, o futebol não devia ter voltado.

Voltou sem espectadores nos estádios.

O futebol voltou para que as operadoras de televisão pudessem pagar aos clubes completamente falidos.

Ao fim de três meses as equipas não estão jogar bom futebol.

O Benfica, então, é um perfeito desastre e, como Dudu ouviu no café do bairro, não tarda os enxertos de porrada  nas mulheres quando o Benfica perde ou empata.

Faz parte da história.

3.

A Inditex, dona da Zara e Massimo Dutti, líder mundial da venda de roupa a retalho, pela primeira vez na susa história, anunciou um prejuízo de 409 milhões de euros, no trimestre de Fevereiro a Abril, e uma queda de 44% das receitas.

Pretende fechar até 2021 entre 1000 a 1200 lojas, das quais 250 a 300 estão localizadas em Espanha.

4.

São já perto de 20 mil os desempregados em Lisboa, segundo relatório do Observatório da Luta contra a Pobreza na cidade.

5.

Desemprego nos EUA pode chegar aos 20% em maio, diz conselheiro de Trump
Nos Estados Unidos cerca de 2,1 milhões de pessoas pediram subsídio de desemprego. elevando para 41 milhões os pedidos em dois meses, devido à pandemia de covid-19.


6.

Portugal é o quinto país da OCDE que mais consome ansiolíticos e antidepressivos, atingindo já uma taxa que duplica a de países como Holanda, Itália e Eslováquia. Não se sabe se a pandemia veio agravar esta situação, mas nos primeiros três meses do ano foram vendidas mais 400 mil embalagens do que no mesmo período em 2019.

Há doentes que começam a tomar ansiolíticos porque têm amigos que tiveram os mesmos sintomas que eles - como ansiedade ou perturbação do sono - e tomaram estes medicamentos, porque foram prescritos pelo médico, e que se deram bem.

Durante o ano passado foram vendidas 10 329 106 milhões de embalagens de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos e 9 368 778 de embalagens de antidepressivos, com um encargo para o SNS da ordem dos mais de cem milhões de euros, uma subida da ordem dos 5% em relação ao ano anterior.

7.

Mais de mil polícias garantiram que, durante os festejos de Santo António em Lisboa, não acontecessem os costumados arraiais.

Cometeram-se excessos nessas vigilâncias: para além de não ser possível assar sardinhas no exterior dos estabelecimentos, e segundo a TSF,  nos bairros de Alfama e da Graça, a polícia mandou retirar os habituais enfeites, fitas e manjericos de papel, que as colectividades, cafés, restaurantes e os moradores costumam colocar. O argumento invocado é que os enfeites poderiam atrair montes de gente.

Somos assim… não vale pensar que, um dia, poderemos vir a ser diferentes!...

Sem comentários: