terça-feira, 9 de junho de 2020

UM IMENSO VAZIO


Não sei Fátima
explicar
sequer aquilo que sinto

este nada atordoado
esta queda
este vazio

Esta saudade assustada
Uma rosa magoada
A falta do nosso riso

Maria Teresa Horta, na morte de Maria Velho da Costa, Público 25 de Maio

2 comentários:

Luis Eme disse...

É...

Um vazio que não se consegue preencher, Sammy, nunca.

Sammy, o paquete disse...

Sim há vazios que não se preenchem.
No caso dos artistas temos as suas obras, é certo, mas fica sempre uma sensação estranha de pássaros no ar, que ouvimos mas nunca os conseguimos ver.
Não vou a lançamentos de livros, abro excepção para os livros dos amigos, não procuro autógrafos. Se tiver três, quatro, cinco autógrafos, nos milhares de livros que vivem nesta casa, já são muitos, e continuo a fazer excepção aos livros dos amigos.
Durante quatro anos, a Aida teve uma taberna em Almoçageme. Era para ser uma brincadeira para receber os amigos, mas tornou-se uma coisa séria. De repente, vimos a taberna a albergar os mais variados artistas, também ministros e outros políticos.
Maria Velho da Costa foi uma dessas visitas, após ter chegado de Cabo Verde, onde foi adida cultural. Conversámos algumas vezes e fiquei encantado. Uma delicadeza, um saber dizer que rapidamente se transformava em encantamento.
Ainda lhe falei dos exercícios que fizera para saber quem escreveu o quê nas Novas Cartas Portuguesas, mas deixou-me um sorriso, garantiu a dificuldade que rodeia a tarefa, por vezes, se não houvesse apontamentos, nem elas sabiam, pediu mais um «Cutty Sark» e deixou a noite correr para outros caminhos.
Das três Marias só resta a Maria Teresa Horta que, já garantiu, vai levar o segredo com ela.