Este não é o dia seguinte do dia que foi ontem.
João Bénard da Costa
Será um desfilar de histórias, de opiniões, de livros, de discos, poemas, canções, fotografias, figuras e figurões, que irão aparecendo sem obedecer a qualquer especificação do dia, mês, ano em que aconteceram.
As Viagens por Abril podem
acontecer em qualquer tempo.
Volta e meia
trazemos textos, frases em que os autores têm mostrado as
suas desilusões com o caminhar destes 50 anos do 25 de Abril.
Trazemos a
crónica que o poeta Luís Filipe Castro Mendes fez publicar, HOJE, no Diário
de Notícias:
Acaso o nosso destino,
tac!, vai mudar?
(Alexandre O’Neill)
«O cinquentenário do 25 de Abril veio mostrar bem a distância que o tempo e
a História puseram entre nós e aquele momento libertador. Não obstante o
trabalho persistente e a competência de Maria Inácia Rezola e da sua equipa, o
intenso debate político, que o extraordinário calendário eleitoral deste ano
nos veio impor, passou para trás a memória, tão necessária, de Abril.
Todos os líderes políticos que assumem hoje as nossas
campanhas eleitorais nasceram depois do 25 de Abril. A ideia que fazem do
Antigo Regime e da Revolução chegou-lhes através da tradição oral familiar, das
leituras e da sua própria formação intelectual.
E nós sentimos Abril em perigo.
É lamentável que a memória da refundação da democracia
em Portugal seja hoje abafada pelo clamor das campanhas. Mas, afinal, não será
a melhor homenagem ao 25 de Abril a realização de eleições como única saída
para resolver todas as crises e nós górdios que estamos a enfrentar? Vontade
popular e eleições sim, justiceiros populistas não!
Enquanto os nossos destinos se jogam nas campanhas eleitorais e nas denúncias
anónimas ao Ministério Público, que todos os dias saem nos jornais, é difícil
voltar o espírito e a atenção para qualquer coisa diferente.
Pensar que, no cinquentenário do 25 de Abril e no meio
de uma grave crise de todos os equilíbrios precários da comunidade
internacional, estamos a discutir o que fazer com a extrema-direita, numa
reevocação sinistra dos debates dos Anos 30 enche-nos de pavor. Ou, como melhor
disse Fernando Pessoa: “A minha inteligência tornou-se um coração cheio de
pavor.”
A injunção aos vindouros que Bertolt Brecht no seu
tempo nos dirigiu - “Que tempos são estes, em que falar de flores é quase um
crime porque significa calar diante de tanta injustiça?” - continua a
repercutir em nós e torna difícil até a este cronista discorrer hoje sobre
outra coisa que não a atualidade política.
Os 50 anos da Revolução de Abril, tal como os 500 anos
de Camões, tornaram-se longínquas evocações históricas, abafadas pelo ruído
avassalador do presente, que limita o nosso espírito e, nesse sentido, coage a
nossa liberdade.
Claro, há também os indiferentes, não os indecisos,
essa parte do eleitorado donde se diz que saem as maiorias, mas toda essa gente
que vive o seu dia a dia alheada da política, concentrada nos problemas e
dificuldades da sua vida quotidiana e descrente de quaisquer mudanças.
Eu tenho vergonha, pela minha geração, de deixar aos
meus netos um mundo ao qual todos os horrores do passado, sem exceção, parecem
querer vir regressar.
Mas
alguma vez na História houve épocas livres de sofrimento, violência e opressão?
O oásis de paz que Stefan Zweig descreve idilicamente no seu O Mundo de
Ontem, não foi atravessado por miséria, guerras balcânicas, perseguições aos
judeus, lutas sociais e atentados? E o genocídio dos africanos na Namíbia pelos
colonizadores alemães e o antissemitismo militante de Lueger em Viena não
prenunciavam já qualquer coisa?
Como Jorge de Sena disse (e mais uma vez passo a
palavra aos poetas) na sua Ode
ao Futuro:
Falareis de nós como de um sonho
(...)
E as tempestades, as desordens, gritos,
violência, escárnio, confusão odienta,
(...) as prisões,
as mortes, o amor vendido,
as lágrimas e as lutas,
o desespero da vida que nos roubam
- apenas uma angústia melancólica,
sobre a qual sonhareis a idade de ouro.
Só espero que os meus netos vivam num mundo suficientemente decente para nunca poderem pensar na nossa época como uma “idade de ouro”.
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