quarta-feira, 22 de julho de 2020

SARAMAGUEANDO


Estão os três voadores à proa da máquina, vão na direcção do poente, e o padre Bartolomeu Lourenço sente que a inquietação regressou e cresce, é pânico já, enfim vai ter voz é um gemido, quando o sol se puser, descerá irremediavelmente a máquina, talvez caia, talvez se despedace e todos morrerão, É Mafra, além, grita Baltasar, parece o gajeiro a bradar do cesto da gávea, Terra, nunca comparação alguma foi tão exacta, porque esta é a terra de Baltasar, reconhece-a, mesmo nunca a tendo vista do ar, quem sabe se por termos no coração uma orografia particular que, para cada um de nós, acertará com o particular lugar onde nascemos, o côncavo meu no teu convexo, no meu convexo o teu côncavo, é o mesmo que homem e mulher, mulher e homem, terra somos na terra, por isso é que Baltasar grita, É a minha terra, reconhece-a como um corpo.

José Saramago em Memorial do Convento, página 201.

Pormenor de leitura que levou ao sublinhado:

 «acertará com o particular lugar onde nascemos, o côncavo meu no teu convexo, no meu convexo o teu côncavo, é o mesmo que homem e mulher, mulher e homem, terra somos na terra, por isso é que Baltasar grita, É a minha terra, reconhece-a como um corpo.»

Reconhecer a terra como um corpo.

3 comentários:

Seve disse...

Dizia eu a um amigo que sabe mais de livros a dirmir do que eu plenamente acordado:
-foi a melhor história de amor que li até hoje
-de amor?
-sim, de amor
-nunca o tinha visto por esse prisma
-não tenha dúvidas, meu amigo.

Sammy, o paquete disse...

Sim, Seve, uma enorme história de amor.
Já disse aos meus filhos que a biblioteca da família é valiosa, mas no que a certos livros, de certos autores, pouco «valem» porque estão largamente manuseados, sublinhados, anotados, sei lá mais o quê, acima de tudo não têm o que os alfarrabistas gostam de dizer: «miolo limpo».
Não é que os meus livros não estejam estimados, mas foram lidos, outros relidos sem conta.
Mais um pormenor desta extraordinária história de amor:
«... Só uma mulher que está deitada num restolho com um homem em cima de si, cuida ver qualquer coisa a passar no céu, mas julga serem visões próprias de quem está a gostar.»
Estavam a ser sobrevoados pela Passarola de Bartolomeu de Gusmão.
Lembrar-me eu que em 1982, este memorável romance perdeu para a «Balada da Praia dos Cães», um livro menor na bibliografia de José Cardoso Pires de que gosto muito, o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores.

Seve disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.