quinta-feira, 28 de setembro de 2017

UMA COISA DE QUE TODA A GENTE SE ESQUECEU


Foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu o principezinho com delicadeza. Mas ao voltar-se não viu ninguém.
- Estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira…
- Quem és tu?, disse o principezinho. És bem bonita…
- Sou uma raposa.
- Anda brincar comigo, propôs-lhe o principezinho. Estou tão triste…
- Não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda ninguém me cativou.
- Ah! perdão, disse o principezinho.
Mas, depois de ter reflectido, acrescentou:
- Que significa «cativar»?
-Tu não deves ser daqui, observou a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens. Que significa «cativar»?
- Os homens têm espingardas e caçam. É uma maçada! Também criam galinhas. É o único interesse que lhes acho. Andas à procura de galinhas?
  - Não, disse o principezinho. Ando à procura de amigos. Que significa “cativar”?
  - É uma coisa de que toda a gente se esqueceu, disse a raposa. Significa «criar laços».

Antoine de Saint-Exupéry em O Principezinho

Legenda: Desenho de Antoine de Saint-Exupéry

Sem comentários: