Talvez se lembrem do «crime», aqui revelado, de mandar os exemplares da revista Panorama para venda ao quilo, juntamente com outras publicações, editada pelo SNI, incluindo o livro de Christine Garnier «As MinhasFérias com Salazar» co fotografias do pide Rosa Casaco.
Mas naquela tarde, apesar da falta de espaço para arrumar livros que reinava na casa, o meu pai resolveu conservar a colecção encadernada do Notícias de Portugal.
O Notícias de Portugal era um boletim semanal, veículo de propaganda salazarista, tiragem de 75 mil exemplares em papel bíblia e destinado às comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo.
O 1º número está datado de 10 de Maio de 1947 e a notícia de
1ª página é a aprovação pelo governo da Construção da Ponte de Vila Franca de
Xira, «uma das maiores da Europa».
Nestes volumes está toda a história desse Portugal vista pelo lado da ditadura: os acontecimentos, os discursos de Salazar, dos restantes ministros, dos Presidentes da República, as Conversas em Família de Marcelo Caetano.
O último número do Notícias
de Portugal é o1408 e está datado de 29 de Abril de 1974. Na 1ª página pode
ler-se: Movimento das Forças Armadas
tomou o poder e entregou-o a uma Junta de Salvação Nacional presidida pelo
General António de Spínola.»
Curiosamente na última página do Nº 1405, datado de 6 de
Abril de 1974, há uma fotografia de Marcelo Caetano no Estádio de Alvalade, com
a seguinte legenda: «O Presidente do
Conselho, acompanhado dos ministros Dr. Mário de Oliveira e Prof. Veiga Simão e
do subsecretário de Estado Dr. Caetano de Carvalho, assistiu ao encontro
Sporting- Benfica. O numeroso público tributou-lhes caloroso acolhimento»
Sabe-se que o acolhimento não foi muito caloroso, algumas palamas mas também uma forte assobiadela.
Por esse número, fica a saber-se que o Benfica ganhou por
A notícia adiantava que com a derrota do Porto com o Olhanense por 2-1 e a 3 jornadas do fim só três equipas poderiam ganhar o campeonato: Sporting, Benfica e Vitória de Setúbal. Sabe-se que foi o Sporting que acabou por ganhar esse campeonato.
Depois do 25 de Abril deixou de se chamar Notícias de Portugal, passou a chamar-se Portugal Hoje, editado pelo Ministério da Comunicação Social. O 1º número está datado de 11 de Maio de 1974 e o último de 3 de Maio de 1975.
Neste último número fica a saber-se que o Benfica foi empatar a Alvalade a uma bola e com esse resultado, a uma jornada do Benfica garantiu a conquista do 18º título. O Espinho e o Olhanense desceram de divisão, o Académico de Viseu e o Oriental foram disputar a “liguilla”. Na Zona Norte do Campeonato da II Divisão o primeiro lugar era ocupado pelo Sporting de Braga.
A colecção do Notícias de Portugal constitui um valioso apoio de trabalho para se conhecer o país que éramos, uma visão, claro está, determinada pelos olhos do regime.
Mas é assim que se faz a História.
2 comentários:
Nunca vi um exemplar dessa publicação mas deve ser muito interessante.
O «Notícias de Portugal» não tinha venda pública. Destinava-se aos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. É, de facto, uma obra notável para quem queira conhecer os perto de 50 anos de ditadura vistos pelos próprios ditadores.
Enviar um comentário