sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

NOTÍCIAS DE PORTUGAL


Talvez se lembrem do «crime», aqui revelado, de mandar os exemplares da revista Panorama para venda ao quilo, juntamente com outras publicações, editada pelo SNI, incluindo o livro de Christine Garnier «As MinhasFérias com Salazar» co fotografias do pide Rosa Casaco.

Mas naquela tarde, apesar da falta de espaço para arrumar livros que reinava na casa, o meu pai resolveu conservar a colecção encadernada do Notícias de Portugal.

O Notícias de Portugal era um boletim semanal, veículo de propaganda salazarista, tiragem de 75 mil exemplares em papel bíblia e destinado às comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo.

O 1º número está datado de 10 de Maio de 1947 e a notícia de 1ª página é a aprovação pelo governo da Construção da Ponte de Vila Franca de Xira, «uma das maiores da Europa».

Nestes volumes está toda a história desse Portugal vista pelo lado da ditadura: os acontecimentos, os discursos de Salazar, dos restantes ministros, dos Presidentes da República, as Conversas em Família  de Marcelo Caetano.

 O último número do Notícias de Portugal é o1408 e está datado de 29 de Abril de 1974. Na 1ª página pode ler-se: Movimento das Forças Armadas tomou o poder e entregou-o a uma Junta de Salvação Nacional presidida pelo General António de Spínola.»


Curiosamente na última página do Nº 1405, datado de 6 de Abril de 1974, há uma fotografia de Marcelo Caetano no Estádio de Alvalade, com a seguinte legenda: «O Presidente do Conselho, acompanhado dos ministros Dr. Mário de Oliveira e Prof. Veiga Simão e do subsecretário de Estado Dr. Caetano de Carvalho, assistiu ao encontro Sporting- Benfica. O numeroso público tributou-lhes caloroso acolhimento»

Sabe-se que o acolhimento não foi muito caloroso, algumas palamas mas também uma forte assobiadela.

Por esse número, fica a saber-se que o Benfica ganhou por 5 a 3, com golos de Humberto, Nené, Jordão, Vítor Martins. Pelo Sporting marcaram Yazalde e Dé, de grande penalidade.

A notícia adiantava que com a derrota do Porto com o Olhanense por 2-1 e a 3 jornadas do fim só três equipas poderiam ganhar o campeonato: Sporting, Benfica e Vitória de Setúbal. Sabe-se que foi o Sporting que acabou por ganhar esse campeonato.

Depois do 25 de Abril deixou de se chamar Notícias de Portugal, passou a chamar-se Portugal Hoje, editado pelo Ministério da Comunicação Social. O 1º número está datado de 11 de Maio de 1974 e o último de 3 de Maio de 1975.

Neste último número fica a saber-se que o Benfica foi empatar a Alvalade a uma bola e com esse resultado, a uma jornada do Benfica garantiu a conquista do 18º título. O Espinho e o Olhanense desceram de divisão, o Académico de Viseu e o Oriental foram disputar a “liguilla”. Na Zona Norte do Campeonato da II Divisão o primeiro lugar era ocupado pelo Sporting de Braga.

A colecção do Notícias de Portugal constitui um valioso apoio de trabalho para se conhecer o país que éramos, uma visão, claro está, determinada pelos olhos do regime.

Mas é assim que se faz a História. 

2 comentários:

Seve disse...

Nunca vi um exemplar dessa publicação mas deve ser muito interessante.

Sammy, o paquete disse...

O «Notícias de Portugal» não tinha venda pública. Destinava-se aos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. É, de facto, uma obra notável para quem queira conhecer os perto de 50 anos de ditadura vistos pelos próprios ditadores.